Home / Internacional / Atirador mata cinco pessoas em prédio de Manhattan após tentar atingir sede da NFL

Atirador mata cinco pessoas em prédio de Manhattan após tentar atingir sede da NFL

Nova York — Um homem armado abriu fogo no fim da tarde de segunda-feira (28) em um arranha-céu na Park Avenue, em Manhattan, deixando cinco mortos — entre eles o próprio atirador — e um ferido grave. Segundo as autoridades, o alvo inicial seria o escritório da NFL, mas o autor do ataque errou o andar e acabou matando funcionários de outra empresa.

Quem era o atirador

Identificado como Shane Tamura, 27 anos, o agressor foi jogador de futebol americano no ensino médio, mas nunca passou para categorias universitárias. De acordo com o prefeito Eric Adams, investigadores encontraram com ele uma nota na qual culpava a liga por sofrer encefalopatia traumática crônica (ETC), lesão cerebral associada a impactos repetidos na cabeça em esportes de contato.

Como o ataque aconteceu

• Tamura dirigiu de Las Vegas até Nova York e estacionou um BMW preto em fila dupla em frente ao prédio de 44 andares localizado entre as ruas 51 e 52.
• Por volta das 18h20 (19h20 em Brasília), ele entrou no saguão com uma arma longa, atirou e matou um policial de 36 anos que tinha três anos de serviço no Departamento de Polícia de Nova York (NYPD).
• Em seguida, baleou uma mulher e um segurança.
• Ao subir de elevador, foi parar no 33º andar, ocupado pela imobiliária Rudin Management, e continuou disparando pelos corredores.
• Depois de atingir outras vítimas, Tamura atirou contra o próprio peito e morreu no local.

Vítimas

Quatro pessoas foram mortas pelo atirador — incluindo o agente do NYPD — e um funcionário da NFL permanece hospitalizado em estado estável. As identidades das vítimas civis não foram divulgadas até o momento.

Repercussão e medidas de segurança

O comissário da NFL, Roger Goodell, enviou mensagem interna informando sobre o funcionário ferido e orientando que o restante do quadro fique em casa enquanto a polícia isola o edifício para perícia. A liga reforçou a segurança do local e contratou terapeutas para atender os empregados.

Para o prefeito Eric Adams, a investigação preliminar indica que Tamura pretendia entrar na sede da liga, mas se confundiu no elevador. A comissária de Polícia, Jessica S. Tisch, detalhou que o tiroteio atingiu também outros escritórios instalados no prédio, onde funcionam companhias como Blackstone e KPMG.

Atirador mata cinco pessoas em prédio de Manhattan após tentar atingir sede da NFL - Imagem do artigo original

Imagem: Agência EFE via gazetadopovo.com.br

Contexto nacional

O ataque foi classificado pelo Gun Violence Archive como o 254º tiroteio em massa nos Estados Unidos em 2025 — a organização contabiliza casos com pelo menos quatro mortos, sem incluir o atirador.

Reação da Casa Branca

Em publicação na rede Truth Social, o presidente Donald Trump chamou o atirador de “lunático” e manifestou condolências às famílias das vítimas, destacando o “sacrifício supremo” do policial morto.

A investigação segue a cargo da polícia de Nova York, que analisa câmeras de segurança, escuta testemunhas e rastreia o trajeto do suspeito desde Las Vegas.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *