Home / Internacional / Secretário de Comércio dos EUA cogita zerar tarifas de café e cacau, mas não menciona Brasil

Secretário de Comércio dos EUA cogita zerar tarifas de café e cacau, mas não menciona Brasil

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou nesta terça-feira, 29 de julho de 2025, que o governo Donald Trump poderá eliminar tarifas sobre produtos agrícolas que o país não cultiva, como café e cacau. Em entrevista à emissora CNBC, o integrante do gabinete explicou que a medida seria aplicada caso Washington feche acordos bilaterais com os países exportadores.

“Se chegarmos a um entendimento com uma nação que produza algo que nós não produzimos, a tarifa pode cair para zero”, explicou Lutnick, citando manga, abacaxi, café e cacau como exemplos. O secretário não fez referência direta ao Brasil durante a conversa.

O Brasil fornece cerca de 35% do café não torrado importado pelos Estados Unidos e também é fornecedor de cacau. Embora haja produção limitada desses cultivos em regiões mais quentes, como o Havaí, o mercado norte-americano depende majoritariamente de importações para atender à demanda interna.

Em 9 de julho, o presidente Trump enviou carta ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva informando que, a partir de sexta-feira, 1.º de agosto, será aplicada uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Até o momento, não há indícios de um acordo que possa amenizar esse aumento.

Secretário de Comércio dos EUA cogita zerar tarifas de café e cacau, mas não menciona Brasil - Imagem do artigo original

Imagem: WILL OLIVER via gazetadopovo.com.br

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *