Home / Política / Deputada Carla Zambelli é presa em Roma após ordem do STF

Deputada Carla Zambelli é presa em Roma após ordem do STF

ROMA – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na capital italiana, Roma. A detenção cumpre ordem definitiva expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 7 de junho, que determinou a execução imediata de pena de 10 anos de reclusão em regime inicialmente fechado.

Mais cedo, o parlamentar italiano Angelo Bonelli afirmou, pela rede social X, ter localizado o apartamento onde a brasileira estaria hospedada e informou o endereço às autoridades locais. “Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à polícia; neste momento a polizia está identificando Zambelli”, escreveu.

Condenação no STF

Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além da prisão, a sentença impôs a perda do mandato e multa de R$ 2 milhões por danos materiais e morais.

No mesmo processo, o hacker Walter Delgatti Neto recebeu pena de 8 anos e 3 meses de reclusão, também em regime fechado, e responderá solidariamente pelo pagamento da multa. Ambos tiveram a inelegibilidade declarada por oito anos a partir da data da condenação.

Segundo as investigações, a deputada teria utilizado recursos de seu gabinete para facilitar o ataque cibernético, inserindo documentos falsos no sistema do Judiciário. A ação foi interpretada como tentativa de constranger ministros do STF.

Deputada Carla Zambelli é presa em Roma após ordem do STF - Imagem do artigo original

Imagem: Lula Marques via gazetadopovo.com.br

Até o momento, não há informações sobre eventual pedido de extradição ou traslado imediato da parlamentar ao Brasil.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *