Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, anunciou na noite de domingo (27) que a Samsung será responsável por fabricar o chip de inteligência artificial de próxima geração da montadora, batizado de AI6, em sua nova fábrica de semicondutores em Taylor, no Texas. O acordo, avaliado em US$ 16,5 bilhões, terá vigência até o fim de 2033.
Em publicação na rede X, Musk afirmou que todo o complexo texano da Samsung será dedicado ao componente e destacou que “a importância estratégica disso é difícil de exagerar”. Pouco antes, em comunicado regulatório na Coreia do Sul, a Samsung confirmou a assinatura de um contrato multibilionário com uma “grande empresa global”.
A linha de produção no Texas tem início previsto para 2026. Segundo Musk, a Samsung concordou em permitir que a Tesla colabore na otimização dos processos de fabricação, embora não esteja claro se a montadora participará da fase de comissionamento da planta.
O executivo lembrou que a futura fábrica fica “não muito longe” de sua residência e disse que pretende “percorrer pessoalmente a linha de produção” para acelerar o cronograma. Atualmente, a Samsung produz o AI4 (também chamado HW 4.0) para a Tesla.
Além disso, Musk revelou que o projeto do AI5 está concluído e será produzido pela TSMC, principal rival da Samsung no setor. Essa geração será inicialmente fabricada em Taiwan e, posteriormente, na unidade da TSMC no Arizona.

Imagem: forbes.com
Após a divulgação do acordo, as ações da Samsung Electronics negociadas em Seul avançaram 6,22%, atingindo US$ 50,6 (₩ 70.000).
Com informações de Forbes