O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, advertiu neste domingo, 27 de julho de 2025, que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, poderá ser alvo de um ataque direto caso Teerã volte a ameaçar o Estado israelense. A declaração foi divulgada pelo gabinete do ministro.
“Quero enviar uma mensagem clara ao ditador Khamenei: se você continuar ameaçando Israel, nosso braço longo alcançará Teerã novamente e com ainda mais força. E, desta vez, a você pessoalmente. Não faça ameaças, para não se prejudicar”, afirmou Katz.
O pronunciamento ocorreu durante visita à base aérea de Ramon, no sul de Israel, onde o ministro parabenizou as tropas que participaram da guerra de 12 dias entre Israel e Irã, travada em junho.
Antecedentes do confronto
Durante o conflito, autoridades israelenses já haviam direcionado advertências a Khamenei e sugerido a possibilidade de mudança de regime em Teerã. Na ocasião, o porta-voz internacional do gabinete do primeiro-ministro, David Mencer, declarou que “Israel não pretende alterar o regime iraniano, embora isso possa ser uma consequência da guerra”.
Nova ameaça de Khamenei
Em 17 de julho, Khamenei voltou a aparecer em público e disse que o Irã está preparado para conduzir “ataques maiores” na região. Durante discurso transmitido pela televisão estatal, o líder iraniano afirmou que “a nação está pronta para enfrentar o poder dos Estados Unidos e seu cão na coleira, o regime sionista”, referência a Israel.

Imagem: Isabella de Paulacom informações da EF via gazetadopovo.com.br
As declarações reacenderam a tensão entre os dois países, levando o governo israelense a reforçar o aviso de que responderá de forma direta caso volte a ser ameaçado.
Com informações de Gazeta do Povo