Home / Política / Governadores articulam reunião com Alckmin para debater tarifa de 50% imposta pelos EUA

Governadores articulam reunião com Alckmin para debater tarifa de 50% imposta pelos EUA

Brasília – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), solicitou ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) a convocação de um encontro com todos os chefes estaduais para tratar do aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros anunciado pelo governo dos Estados Unidos.

A reunião ainda não tem data definida, mas, segundo Ibaneis, deve ocorrer antes de 1º de agosto, quando a nova taxa entra em vigor. O pedido foi apresentado durante conversa entre o governador e o vice-presidente nesta segunda-feira (28).

Após o encontro, o governador informou que a discussão sobre eventual anistia a investigados no país está descartada. “Esse assunto desune o país às vésperas da eleição de 2026”, declarou. Segundo ele, o foco será exclusivamente a resposta às tarifas norte-americanas.

Movimentação diplomática

Na chamada “semana do tarifaço”, o governo federal intensifica esforços para tentar reverter a medida. Um grupo de senadores viajou aos Estados Unidos em busca de diálogo com autoridades locais. Paralelamente, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, está em Nova Iorque para uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a situação na Palestina e sinalizou disposição para ir a Washington, caso haja garantia de encontro com representantes do governo norte-americano.

Origem das sanções

As restrições foram anunciadas em 9 de julho pelo presidente dos EUA, Donald Trump, por meio de carta publicada em sua rede Truth Social. No texto endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump classificou as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro como “caça às bruxas” e acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de censura através de ordens judiciais sigilosas contra plataformas digitais norte-americanas.

Governadores articulam reunião com Alckmin para debater tarifa de 50% imposta pelos EUA - Imagem do artigo original

Imagem: Marcelo Camargo via gazetadopovo.com.br

A tarifa de 50% foi a primeira medida efetiva adotada por Washington. Em 18 de julho, o governo norte-americano ampliou as sanções, cancelando vistos de oito dos onze ministros do STF, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e de familiares próximos.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *