O grupo sul-coreano Blackpink alcançou o topo da parada Dance Digital Song Sales, da Billboard, com o novo single “Jump”, lançado há uma semana. É a primeira vez que a formação lidera esse ranking norte-americano, dedicado às faixas de música eletrônica e dance mais vendidas em formato digital.
Primeira posição inédita
“Jump” estreou diretamente na posição número 1, após registrar 3.600 downloads pagos, segundo dados da Luminate referentes à primeira semana completa de disponibilidade. Até então, a única entrada do quarteto na mesma lista havia sido “Sour Candy”, colaboração com Lady Gaga lançada em junho de 2020, que chegou ao segundo lugar.
Desempenho em outras paradas
Além da liderança no segmento dance, o single debutou em terceiro lugar na Digital Song Sales, parada que abrange todos os gêneros. A faixa também abriu na vice-liderança das listas Hot Dance/Electronic Songs e Dance Streaming Songs.
Marcos para o K-pop
Com o resultado, o Blackpink torna-se apenas o quarto ato de K-pop a chegar ao número 1 da Dance Digital Song Sales. Antes dele, o posto foi ocupado pelos conterrâneos Psy, Jung Kook (BTS) e o grupo fictício HUNTR/X, do filme da Netflix “K-Pop Demon Hunters”, que liderou a tabela na semana anterior com “How It’s Done”.
Impacto global
No panorama internacional, “Jump” também levou o Blackpink de volta ao primeiro lugar das paradas Billboard Global 200 e Billboard Global Excl. U.S., consolidando o retorno do quarteto às posições mais altas dos rankings mundiais.

Imagem: Frazer Harrison/Getty via forbes.com
O lançamento sinaliza mais um capítulo de destaque na carreira das integrantes Jennie, Jisoo, Rosé e Lisa, que não alcançavam o topo de uma parada principal da Billboard desde 2020.
Com informações de Forbes