Home / Negócios / Summer Series da Premier League evidencia crescimento da liga nos Estados Unidos

Summer Series da Premier League evidencia crescimento da liga nos Estados Unidos

A segunda edição do Premier League Summer Series começou na sexta-feira, 26 de julho, confirmando a expansão do campeonato inglês no mercado norte-americano. Entre 26 de julho e 3 de agosto, AFC Bournemouth, Everton, Manchester United e West Ham disputam rodadas duplas em Nova York/Nova Jersey, Chicago e Atlanta.

Na abertura, o Manchester United venceu o West Ham por 2 a 1 no MetLife Stadium, em East Rutherford (NJ), diante de 82.566 torcedores. O público superou os 81.118 presentes à final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, entre Chelsea e Paris Saint-Germain, realizada no mesmo estádio duas semanas antes. O capitão Bruno Fernandes marcou os dois gols da equipe inglesa.

O ex-zagueiro Wes Brown, cinco vezes campeão da Premier League com o United, lembrou que as turnês de pré-temporada no início dos anos 2000 já revelavam um interesse surpreendente dos norte-americanos. “Não tínhamos ideia de quão grande era a base de fãs aqui, e ela cresce a cada ano”, disse o ex-jogador durante evento de lançamento da competição em Nova York.

Mídia, audiência e expansão

O êxito da liga nos Estados Unidos vem sendo impulsionado por um contrato de direitos de transmissão de longo prazo com a NBC, iniciada na temporada 2013/14. No ciclo 2024/25, os torcedores consumiram 17,14 bilhões de minutos de conteúdo da Premier League em plataformas da NBCUniversal, em inglês e espanhol. A média de audiência por janela televisiva atingiu 510 mil espectadores, quarto ano consecutivo acima de meio milhão.

A primeira edição do Summer Series, em julho de 2023, levou mais de 265 mil pessoas aos estádios. A atual turnê ocorre em meio a uma agenda recheada de grandes eventos internacionais no país: Copa América 2024, Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, Copa Ouro da Concacaf 2025, Copa do Mundo de 2026 (com Canadá e México), Jogos Olímpicos de 2028 e Copa do Mundo Feminina de 2031 (com México).

Para a Premier League, o maior campeonato de futebol assistido pelos norte-americanos, esses números reforçam a aposta no público dos Estados Unidos. “O burburinho faz todo mundo prestar atenção no que acontece aqui”, comentou Brown. “Com a Copa do Mundo chegando, o interesse só tende a aumentar.”

Com informações de Forbes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *